Como se Inscrever e se Preparar para Concursos Públicos 2025

Os concursos públicos no Brasil estão cada dia mais disputados, pois representam a estabilidade financeira, tão sonhada por todos, principalmente por conta da nossa economia instável.

Temos, inclusive, um termo para as pessoas especializadas em participar de concursos públicos, são os concurseiros, os quais dedicam seus estudos às vagas mais concorridas do país.

Vamos conhecer os passos para se inscrever em concursos públicos, além de algumas dicas para quem pretende ter boas chances em ser aprovado nas provas.

Como se Inscrever em Concursos Públicos 2025?

Provavelmente a tarefa mais fácil de um concurso público é essa, a inscrição. O órgão ou empresa, quando possui autorização para a contratação, divulga um edital, contendo todas as informações sobre o processo de seleção.

O edital contém a quantidade de vagas, requisitos, salários, benefícios, entre outros dados pertinentes, além do conteúdo, datas, e tudo que se refere à prova. Também constam os valores para inscrição.

A inscrição para a grande maioria dos concursos públicos no Brasil, hoje em dia, é realizada pela internet, no site da organizadora da prova, ou no do órgão que está ofertando as vagas. Há também, em raros casos, a necessidade em realizar a inscrição presencialmente. Todas essas orientações também estão no edital.

O candidato deve preencher todos os documentos solicitados, os quais geralmente são RG, CPF e comprovante de residência. Outros documentos são solicitados, caso o concurseiro passe para outra fase da seleção.

Após a inscrição realizada, é gerado um boleto, ou encaminhado via e-mail, com o valo. É importante se atentar às datas, tanto para se inscrever, quanto a de vencimento do boleto.

Por fim, o órgão responsável pelo concurso envia uma confirmação da inscrição no concurso público, habilitando o candidato a participar da prova. Basta seguir as orientações, datas e horários do edital e participar da avaliação.

Como se Preparar para Concursos Públicos 2025?

​Em primeiro lugar, a dedicação do concurseiro nos estudos é primordial, sendo que conseguir o objetivo final não é impossível, mas sim uma tarefa na qual a pessoa depende única e exclusivamente de si.

O princípio dos estudos precisa partir das características do concurso público a ser realizado, ou seja, o candidato precisa se informar sobre as provas anteriores, realizar os simulados e obter o máximo de informações do edital.

As disciplinas abordadas na prova são divulgadas e, com sabedoria, deve-se fazer uma análise de quais devem ser mais estudadas e aprofundadas. Atualmente, os conteúdos das avaliações são bem específicos.

Comprar uma apostila para concurso 2025 e atualizada é muito importante para quem deseja sucesso na aprovação, pois com ela você otimiza muito o seu tempo, estudando apenas as matérias que estão no conteúdo do edital de cada concurso. Com um material atualizado em mãos, as chances de aprovação aumentam e muito.

O candidato deve levar em conta a facilidade em absorver certos assuntos e matérias, a fim de aumentar o nível de estudo nas áreas em que tem mais dificuldades, sabendo mesclar todas essas informações.

Com a facilidade atual em se conectar, a internet virou uma enorme sala de aula, com os mais vastos conteúdos, principalmente em videoaulas, onde o processo de estudo não é tão cansativo.

Existem muitos canais e pessoas dedicadas a ajudar quem faz concursos públicos. O candidato deve filtrar os conteúdos, procurando sempre o mais específico e o que lhe traga maior facilidade para absorver.

O concurseiro precisa ter o costume de estudar, e não fazer apenas quando tem uma prova agendada. O estudo deve fazer parte do cotidiano e da rotina de quem deseja passar em um concurso público.

É ideal não acumular horas de estudos e ter espaços grandes entre elas, mas sim se dedicar com espaços menores, como por exemplo, 2 horas diárias. Essa rotina exercita nosso cérebro e facilita o aprendizado.

Outro ponto importante para absorver conhecimento com maior facilidade, é ter um ambiente de estudos adequado, sem possíveis causas de distração e com uma iluminação não muito pesada.

Com o local de estudos definido, o candidato deve escolher o melhor método de aprendizado, podendo ser as videoaulas citadas, livros, ou até um estudo focado apenas em questões de provas anteriores.

O método escolhido deve ser de acordo com seus experimentos e não por indicação de alguém ou através de cursos, pois a única pessoa indicada para designar a melhor forma de estudar, é ela própria.

Seguindo todos esses passos, o concurseiro deve focar em seus estudos, captar o conteúdo e se dedicar ao máximo. Pessoas com dificuldades de atenção, por conta da dispersão por celular ou redes sociais, podem instalar um aplicativo para bloquear temporariamente essas ferramentas.

Para finalizar, como citamos no início, nada é impossível e nenhum nível de sabedoria é inatingível. Para passar em um concurso público, não é necessário todo o conhecimento do mundo, mas sim o conhecimento daquela prova.

Como Saber sobre os Concursos Públicos Futuros?

O concurseiro precisa estar antenado de todas as formas para se informar sobre os concursos públicos em andamento e futuros. Jornais, internet, mídias em geral e diários oficiais informam sobre as próximas seleções, inclusive aqui no site www.concursos.net.br

E, por final, nunca se deve participar de todos concursos, mas sim os que se adequam ao seu perfil. Faça um cronograma, organize-se e estude especificamente para cada um. Com bastante estudo, uma hora o objetivo é alcançado.

Concurso Assembleia Legislativa CE 2025 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso Assembleia Legislativa CE 2025

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará é o órgão representante do Poder Legislativo do Ceará. Atualmente é composto por 46 deputados eleitos pelo voto direto e secreto da população. Atuando de acordo com a 29º legislatura, que serve para o período de 2015 a 2025, a primeira legislatura foi entre os anos de 1835 e 1837 e era composta com 28 deputados.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CE  2025 Vagas

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará tem suas origens em 1835, quando no dia 7 de abril daquele ano, o senador José Martiniano de Alencar, que ocupava o cardo de presidente da Província do Ceará, abriu os trabalhos da primeira seção do Poder Legislativo do Ceará. Em sua primeira legislatura, a Assembleia era composta por28 deputados e 7 suplentes. A Assembleia se localizava próximo à Praça da Sé, tendo como seu primeiro residente do Poder o Capitão-Mor Joaquim José Barbosa. No período do regime militar de 1964, o Legislativo estadual teve que se adaptar a Constituição do Estado à nova realidade política brasileira, nesse mesmo período, a Assembleia ganhou sua atual sede, o Palácio Deputado Adauto Bezerra, inaugurado em 1977, na avenida Desembargador Moreira.

No ano de 1871, o Legislativo foi transferido para o chamado Paço da Assembleia, na praça Capistrano de Abreu, e ali permaneceu por mais de um século. Foi neste local onde a Assembleia criou a primeira constituição do Estado do Ceará em 1891, mesmo ano em que foi instituído o Congresso cearense, com Senado e Câmara dos Deputados no Legislativo estadual. O poder Legislativo do Ceará passou em seus mais de 170 anos de existência, inúmeros períodos da História cearense e brasileira, passando desde império até a Republica, sempre sendo uma Casa onde são discutidos os interesses dos diversos segmentos da população cearense.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CE  2025 Salários

De acordo com a Constituição, cabe ao Parlamentar Cearense a apreciação de questões administrativas referentes ao Judiciário, instalar instalar comissões de inquérito para investigar irregularidades na aplicação de verbas públicas municipais e estaduais e comissões especiais para discutir temas específicos de interesse da sociedade, além de votar e aprovar o Orçamento Estadual, o Plano Plurianual do Governo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e os nomes indicados para compor o Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios (TCE e TCM). As funções e atribuições do Legislativo Estadual estão dispostas nos artigos 49 e 50 da Constituição do Estado. Para realizar sua função legislativa, a Assembleia cearense conta com o apoio de 18 comissões técnicas permanentes. Além de analisar projetos e mensagens apresentadas à Casa, as comissões promovem audiências públicas para debater com a população o conteúdo dessas matérias, temas e demandas da sociedade.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CE  2025 Edital

Como bem sabemos, a contratação de pessoal para compor e repor o quadro de funcionários efetivos da Assembleia Legislativa do Ceará, é feita por concursos públicos. No momento a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul não possui nenhum edital com período de inscrição em aberto, porém, pensando no melhor para você concurseiro, vou falar um pouco sobre o concurso público anterior e passar algumas dicas de como se preparar para a realização da prova. Primeiro procure concursos públicos anteriores, normalmente você consegue encontrar cadernos de provas e gabaritos, e apesar de normalmente ser ignorados, esses materiais são uma excelente fonte de conhecimento para enriquecer seu material de estudo. Separe todo dia algumas horar exclusivas para o estudo, de preferência em um local tranquilo e confortável, no qual você não sofrerá interrupções, ninguém consegue se concentrar com barulhos e desconforto.

Apostila Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CE  2025

Outra dica interessante a se fazer, e tentar contado com algum servidor que realizou o concurso público anterior, por ele ter entrado a menos tempo, ele poderá saber dizer um pouco mais como funciona todo processo, e lhe dar dicas importante de como melhorar seu material de estudo, mas além de preparar seu material de estudo. Agora algumas dicas importantes sobre as normas básicas para participar do concurso público. Para poder assumir, o candidato deve ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do  1º do artigo 12 da Constituição Federal., estar em dia com as obrigações militares e em pleno gozo dos direitos políticos, Apresentar declaração de que não exerce outra atividade profissional, inclusive gestão operacional de empresa, ou de direção político-partidária, excetuados os casos admitidos em lei, apresentando, se for o caso, prova de que renunciou ao mandato que lhe houvera sido outorgado ou o substabeleceu, sem reserva de poderes.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CE  2025 Inscrições

Se você concurseiro ficou interessado, não deixe de acompanhar as publicações no site da Assembleia Legislativa do Ceará, no site você poderá encontrar informações referente ao próximo concurso assim como dos concursos anteriores, mas fique esperto, não deixe essa oportunidade passar. Boa sorte e até a próxima.

 

 

Concurso Assembleia Legislativa BA 2025 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso Assembleia Legislativa BA 2025

A Assembleia Legislativa da Bahia, é o órgão que representa o Poder Legislativo através de deputados estaduais da Bahia. Sua sede fica no Centro Administrativo da Bahia – CAB em Salvador, capital da Bahia, desde 1974, contanto com 63 deputados estaduais, seguindo a Constituição do Estado da Bahia de 1989, esses deputados são eleitos pelo voto direto por representação proporcional.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA BA 2025 Vagas

Ainda na Constituição Imperial de 1824, foi estabelecido a criação de Concelhos Gerais das Províncias, tendo “por principal objeto propor, discutir e deliberar sobre os negócios mais interessantes das suas províncias, formando projetos peculiares e acomodados às suas localidades e urgências”. Na Bahia, o Concelho Geral da Província possuía 21 membros, tendo sua primeira sessão em 1828, até que em 1834 o Ato Adicional à Constituição, deu fim aos Concelhos Gerais da Províncias e criou as Assembleias Legislativas Provinciais, tendo renovação a cada dois anos por intermédio de eleições. Na Bahia em 1858 a Assembleia passou a funcionar ao lado do Poço Municipal, sendo que em 1891, a Assembleia passou a ser bicameral, ou seja, a câmara e o senado funcionavam em dois prédios diferentes, até que em 1947 durante o Estado Novo, o legislativo voltou a ser unicameral ou seja, a câmera e o senado passaram a residir no mesmo prédio.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA BA 2025 Salários

A Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA é um espaço onde os parlamentares realizam discussões e votações sobre proposições, definindo sobre conteúdos de novas leis e da legislação atual do Estado. A Assembleia Legislativa possui comissões, que são nada mais do que grupos de deputados que opinam a respeito de projetos que estão em tramite na ALBA, realizando um serviço de orientação nas votações no Plenário. Além disso, essas estruturações especializadas, servem para realizar estudos, promover visitas, fiscalizar os atos do Governo audiências e debates sobre temas de interesse da sociedade.

Entre as diversas competências da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA esta debater e votar matérias de competência do Estado, como por exemplo os orçamentos, as operações de credito, o sistema tributário, os assuntos relacionados aos servidores e os planos de desenvolvimento. Além disso, é de responsabilidade da ALBA realizar a fiscalização do exercício da administração pelos diversos órgãos do Estado, e promover eventos de possam ampliar o diálogo com a sociedade e a participação popular na definição de políticas públicas. A Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA possui inúmeras outras atribuições, na quais se interessado você pode ler todas na integra nos artigos 61 e 62 da Constituição Estadual.

A Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA possui um compromisso de transparência com a população exemplo disso é que você cidadão, pode acompanhar todas as atividades da ALBA como:

  • Debates de votações no Plenário e nas comissões
  • Audiências públicas na Capital e no interior
  • Eventos de educação para a cidadania
  • Seminários legislativos
  • Fóruns técnicos
  • Ciclos de debate e
  • Debates públicos.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA BA 2025 Edital

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social, recentemente a Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA realizou a contratação da Fundação Getúlio Vargas – FGV para que seja elaborado um edital referente a um novo Concurso Público, para este concurso, a ALBA estará disponibilizando um total de 120 vagas no quadro de servidores da Casa, deste total, 54 serão para suprir a demanda de Polícia Legislativa, enquanto as outras 66 vagas restante serão distribuídas entre inúmeros cargos de nível médio e superior. Este concurso está sendo possível graças a aprovação do projeto de lei que prevê a Politica Legislativa, que foi realizada em março deste ano pela Mesa Diretora da ALBA. Em maio foi feito a publicação da Lei nº13.962 que cria a Guarda “O intuito é aumentar a segurança da Casa. A legislação é enxuta, moderna e vai conferir eficiência à área de segurança da Assembleia, pois os funcionários que integrarem esse quadro especializado terão o ‘poder de polícia’” Afirmou o chefe de Gabinete da Presidência, Márcio Barreto.

Apostila Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA BA 2025

Entre os cargos previstos, estão os de Polícia Legislativa, taquígrafos, e procurador jurídico. Para o cargo de Polícia Legislativa, está previsto quatro etapas no processo seletivo, sendo a primeira uma prova objetiva, a segunda etapa será de aptidão física, a terceira de avaliação psicológica e por último a quarta etapa que é de investigação social documental, e de acordo com o chefe de Gabinete da Presidência, Márcio Barreto, também será realizado um curso especializado e pioneiro para os candidatos aprovados. Já para os cargos de taquigrafo e procurador jurídico, o concurso será realizado com duas etapas apenas, a primeira etapa será uma prova objetiva e a segunda uma prova pratica. E por fim, para o cargo de procurador, a primeira etapa se dá por uma prova objetiva, e como segunda etapa, a aplicação de uma prova discursiva.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA BA 2025 Inscrições

Se você concurseiro ficou interessado em uma destas vagas anunciadas, acompanhe o site da ALBA www.al.ba.gov.br/ e fique ligado nas publicações, pois não logo será publicado o edital constando todas as normas e procedimentos para concorrer a uma tão sonhada vaga de servidor público na ALBA.

Concurso Assembleia Legislativa 2025 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso Assembleia Legislativa 2025

No Brasil, os órgãos representantes do Poder Legislativo nos estados federados, são as Assembleias Legislativas, essa representação se dá por intermédio dos deputados estaduais, os quais são eleitos pelos cidadãos com mandatos de 4 ano. Sendo diferente da representação federal, as Assembleias Legislativas são unicameral, sua composição é feita por deputados eleitos com mandatos de 4 anos, através de voto direto e secreto pelo método D’Hondt, onde o número de membros é igual ao triplo da representação da Câmara dos Deputados. É de responsabilidade da Assembleia legislativa dar posse ao governador e vice-governador, assim como fazer o julgamento das contas e crimes de responsabilidade do executivo estadual, solicitar intervenções federal para garantir o cumprimento da constituição federal e estadual, além de votar projetos de lei vindos do governador e de qualquer deputado.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA  2025 Vagas

A origem das Assembleias Legislativas se remete ainda ao tempo do Império, quando Dom Pedro I em 1824 outorgou a primeira Constituição do Brasil, e embora não constava nenhuma delegação de poderes legislativos às províncias do Império, ela estabelecia os chamados Concelhos Gerais, que eram órgãos deliberativos sobre assuntos gerais de interesse das províncias. E assim se manteve por dez anos, até que através do ATO Adicional de 1834 foi criado as Assembleias Legislativas Provinciais. No início, as sessões da Assembleia Legislativa chegavam a durar dois meses, sujeito ainda a prorrogações.

A partir de 27 de julho de 1835, foi estabelecido que os trabalhos se iniciariam sempre no dia 1º de março de cada ano, porém a Lei nº 1 de 25 de março de 1846, alterou essa data para o dia 1º de outubro, sendo que essa data era passível de modificação através dos presidentes da província. A mesa diretora dessas Assembleias era feita após instalação e seu mantado era de um mês, sendo que era permitido reeleição. Essas Assembleias tinham como função estabelecida, legislar  a respeito de assuntos municipais e provinciais, como por exemplo desapropriação por utilidade pública, educação pública ( exceto o ensino superior), orçamento, fiscalização dos gastos públicos, criação de cargos e definições dos salários, obras públicas, casas de socorro público e associações religiosas, estradas e navegação no interior da Província, controle dos atos do Presidente da Província em relação aos empregados provinciais e inúmeras outras funções. Com Proclamação da República, ouve uma mudança da condição de província para estado, e também as Assembleias passaram a ser chamadas de Assembleias Legislativas Estaduais tendo como representantes, os deputados estaduais.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA  2025 Salários

Por se tratar de um órgão em que se reúne os deputados estaduais eleitos por voto direto e secreto pelos cidadãos de determinado estado, alguns tendem a chamar as Assembleias Legislativas de Câmara dos Deputados daquele estado, porem esta denominação, é de uso exclusivo da  casa legislativa nacional, na qual reúne os deputados federais, assim como se pode observar claramente entre outros na redação do artigo 60, inciso I e III da Constituição Federal de 1988, somente para a esfera municipal que o termo para o legislativo é Câmara Municipal ou Câmara de vereadores.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA  2025 Edital

Em todas suas instituições, as contratações são feitas através de concurso público mediante editais publicados previamente. Em cada Assembleia legislativa é escolhido alguma instituição para ser a responsável pela organização, aplicação, e demais responsabilidades referentes aos concursos públicos.  Os concursos públicos das assembleias sempre são muito concorridos, então preparamos algumas dicas e sugestões que podem te ajudar.

Como sempre é ofertado inúmeras vagas para cargos distintos, a primeira coisa que você tem que fazer é escolher uma área de atuação, e a partir disso começar a separar seu material de estudo, se possível, escolha um cargo já, assim você pode filtrar ainda mais seu material de estudo,

Apostila Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA  2025

Como disse, dicas e sugestões sempre são bem vindas quando são para melhorar nosso desemprenho, então lá vai outra, é interessante a se fazer, e tentar contado com algum servidor que realizou o concurso público anterior, por ele ter entrado a menos tempo, ele poderá saber dizer um pouco mais como funciona todo processo, e lhe dar dicas importante de como melhorar seu material de estudo, mas além de preparar seu material de estudo, você deve se preparar, então comece a ter uma alimentação saudável, com uma rotina adequada, e também passe a dormir bem, manter o corpo e a mente saudável, irá te ajudar muito, pois além de conseguir aprender melhor, você também irá estar mais preparado para passar horas fazendo a prova sem sofrer exaustão física e ou mental.

Concurso ASSEMBLEIA LEGISLATIVA  2025 Inscrições

Se você concurseiro, tem interesse em fazer parte do quadro de funcionários efetivos de alguma Assembleia Legislativa, você deve ser esperto e ficar de olhos nas publicações nos sites das assembleias dos seus respectivos Estados, em alguns a assembleia já realizou a contratação da uma instituição para ser a responsável pelo concurso público, em outras está previsto para que isso ocorra dentre os próximos meses, então fique esperto e acompanhe a todo o tempo, não deixe essa oportunidade passar. Boa sorte e até a próxima.

Concurso ANTAQ 2025 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso ANTAQ 2025

Agencia Nacional de Transportes Aquaviários, ou somente ANTAQ, é a entidade responsável pelo controle de movimentação de pessoas e bens pelas vias aquaviários brasileira. A ANTAQ é integrada a Administração Federal de forma indireta, possuindo um regime autárquico especial, tendo responsabilidade jurídica de direito público, autonomia financeira e funcional e independência administrativa, ela é também vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Sua missão é assegurar à sociedade uma adequada prestação de serviços de exploração da infraestrutura portuária e hidroviária e do transporte aquaviário, tendo como visão receber reconhecimento pelo seu papel importante na eficiência e logística do transporte, sendo indutora do desenvolvimento econômico e social, tendo como seus valores primordiais a excelência técnica, espirito de equipe, proatividade, comprometimento, transparência, imparcialidade e responsabilidade social.

Concurso ANTAQ 2025 Vagas

A ANTAQ possui na sua esfera de atuação, a navegação de apoio marítimo, de apoio portuário de cabotagem e de longo curso, os terminais de uso privado, a navegação fluvial, lacustre e de travessia, as instalações portuárias públicas de pequeno porte, as instalações de transbordo de carga e as instalações portuárias de turismo. Nessa esfera, a Agencia Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ tem como seu objetivo principal, implementar políticas que são previamente formuladas pelo Ministério dos Transportes, Porto e Aviação – CONT, seguindo as diretrizes e princípios que são estabelecidos na legislação, tendo também como responsabilidade, supervisionar, regular e fiscalizar atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração de infraestrutura portuária e aquaviária.

 Concurso ANTAQ 2025 Salários

A Agencia Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ teve criação ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, que até então era o Presidente da República através da Lei de nº 10.233 de 5 de julho de 2001, que dispõe sobre a reestruturação do transporte terrestre e aquaviário, cria a Agencia Nacional de Transportes Terrestres, o Concelho Nacional de Integração de Políticas de Transporte, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e a Agencia Nacional de Transportes aquaviários. Sua instalação ocorreu em 17 de fevereiro de 2002 e desde então a ANTAQ vem se dedicando para tornar cada vez mais segura e econômica a movimentação de bens e pessoas pelas vias aquaviárias brasileiras, realizando o comprimento a padrões de eficiência, conforto, segurança, pontualidade, regularidade e modicidade nas tarifas e fretes, trabalhando também fazendo a mediação de conflitos de interesses para que não surja situações em que ocorra competição imperfeita ou infração contra a ordem econômica, harmonizando os interesses das empresas e entidades do setor com as dos usuários, se preocupando sempre em  preservar o interesse público.

Concurso ANTAQ 2025 Edital

Em seu último concurso público, a Agencia Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ disponibilizou inúmeras vagas, sendo elas tanto para nível superior quanto para nível médio, sendo para cargos de Analista Administrativo na área de Ciências Contábeis, Analista Administrativo na área de TI, Analista de Infraestrutura, Analista de Sistemas e Negócios, Especialista em Regulação de Transporte aquaviários e inúmeras outras vagas, sendo as mesmas para diversas cidades espalhadas pelo país, com renumeração que varia entre R$5.418,25 e R$11.403,90, tendo uma carga horaria média de 40horas semanais

Apostila Concurso ANTAQ 2025

Seus concursos públicos são regidos sobre a responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe, denominado CespeUnb. No momento a ANTAQ não possui nenhum edital em aberto, porem está previsto para que dentre os próximos meses, seja feito a publicação de um novo edital, iniciando um novo processo seletivo, então que tal ficarmos de olho em como foi o último concurso público?

No último concurso que foi realizado no ano de 2014, houve um grande número de candidatos, por ser uma grande entidade que tem um histórico de respeito para com seus servidores.

Concurso ANTAQ 2025 Inscrições

Sobre os requisitos mínimos, o edital de lançamento do concurso público, coloca que para poder assumir, o candidato deve ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal., estar em dia com as obrigações militares e em pleno gozo dos direitos políticos, Apresentar declaração de que não exerce outra atividade profissional, inclusive gestão operacional de empresa, ou de direção político-partidária, excetuados os casos admitidos em lei, apresentando, se for o caso, prova de que renunciou ao mandato que lhe houvera sido outorgado ou o substabeleceu, sem reserva de poderes.

Para mais informações tanto sobre os concursos públicos anteriores, quanto para a publicação de novos editais referentes a concursos públicos, você concurseiro deverá acompanhar o site da ANTAQ pelo endereço eletrônico http://portal.antaq.gov.br/ através dele, você encontrara todo tipo de informações referente a concursos públicos, podendo estar preparado para a realização da prova e conquistar a tão sonhada vaga de servidor público na Agencia Nacional d Transportes Aquaviários – ANTAQ, então se ligue nessas dicas, e fique de olho nas publicações do site. Boa sorte concurseiro.

Concurso AGRU 2025 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso AGRU 2025

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Município de Guarulhos –  AGRU é a entidade autônoma descentralizada, que tem como objetivo exercer atividades de regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico dentro do território do Município de Guarulhos. A AGRU trabalha também na elaboração e execução de projetos e atividades em sintonia com as diretrizes de Governo, priorizando as políticas públicas voltadas para a redução da desigualdade dentro da cidade, além de desenvolver vários trabalhos tendo como base os princípios de justiça, participação popular e de transparência, garantindo assim a consolidação das contas exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Concurso AGRU 2025 Vagas

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Município de Guarulhos –  AGRU possui origem no Decreto nº 25754 de 27 de abril de 2006, no qual instituiu o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e Volumosos e da Providencias Correlatas, desde então, a AGRU vem agindo como como suas competências, editar normas para a adequada prestação de serviços e satisfação dos usuários dos serviços públicos de saneamento básico, estabelecer padrões para a adequada prestação dos serviços públicos de saneamento básico, implantar mecanismos de recebimento e apuração de queixas e reclamações dos usuários, que deverão ser cientificados das providencias adotadas, em prazo máximo estabelecido em regulamento editado pela AGRU. Além de inúmeras outras competências.

Concurso AGRU 2025 Salários

Nos últimos anos, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Município de Guarulhos –  AGRU vem procurando sempre direcionar seus esforços para cumprir com sua missão de assegurar a prestação de serviços adequados, garantindo a harmonia entre os interesses dos concessionários, usuários e permissionários dos serviços públicos dentro das áreas de captação e tratamento de agua, com fins de abastecimento público, afastamento e tratamento de esgotos, saneamento, descarte de resíduos sólidos, drenagem pluvial, além de inúmeros outros serviços.

E se levarmos em consideração que Guarulhos é uma das cidades com a maior população dentro do Estado de São Paulo, sendo a 12º cidade mais populosa no Brasil, a AGRU continua a cada dia desenvolvendo atividades tendo foco na orientação, prevenção e fiscalização dos serviços públicos de saneamento, sempre buscando incentivar a melhor na qualidade de serviços públicos locais, ampliando o acesso ao atendimento à população, mantendo transparência nas suas ações.

Concurso AGRU 2025 Edital

Seguindo a Lei Municipal nº1.429/68, a AGRU realiza o preenchimento de vagas sob regime Jurídico dos Funcionários Públicos Municipais, através de concursos públicos. Seus concursos costumam ser realizados sob a responsabilidade da GSA – Consultoria em Instituições Públicas. No momento a AGRU não possui nenhum concurso público em aberto, então iremos passar algumas informações sobre os concursos públicos anteriores que lhe possam ser uteis.

Em seu último concurso público, a AGRU disponibilizou inúmeras vagas para os mais diversos cargos, estando entre eles cargos de Agentes administrativos, Agentes de Fiscalização e Regulação, Analista de Suporte Administrativo, Analista Especializado em Regulação de Serviço Públicos, Contador e muitas outros.

Apostila Concurso AGRU 2025

O período de inscrição foi de 25 dias, de acordo com as datas que constam em seu edital, ou seja, não é muito tempo, então fique esperto para não perder o prazo de inscrição e ficar de fora dessa grande oportunidade de seguir carreira como servidor público. Cada candidato, tem o direito de realizar até duas inscrições, para concorrer para dois cargos, mas cuidado, veja se as datas das provas não são no mesmo dia e horário, você pode correr o risco de perder essa oportunidade por esquecer de conferir algo tão simples como as datas das provas. E cuidado, a GSA – Consultoria em Instituição Pública que é a responsável pelo concurso, não se responsabiliza de forma alguma por inscrições feitas pela internet e não recebidas por danos nos computadores ou qualquer outro dado que impossibilite o recebimento das inscrições, a GSA também não se responsabiliza por boletos que por causa de falhas nos sistemas, ou pelo horário de atendimento, não poderão ser pagos no prazo estipulado no edital. As provas são em duas etapas, a primeira é uma prova objetiva com conteúdo de acordo com a área que corresponde o cargo pretendido, e depois a realização de uma redação.

Concurso AGRU 2025 Inscrições

Se você concurseiro se interessou pelas informações contidas aqui, e gostaria de saber mais a respeito, acesse o site da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Município de Guarulhos –  AGRU pelo endereço eletrônico www.agru.sp.gov.br, através deste site você poderá encontrar além de várias informações pertinentes aos concursos públicos futuros, poderá também analisar como foi os concursos públicos anteriores, ajudando a coletar mais material de estudo. Então concurseiro, acompanhe o seite e fique de olho nas publicações, não deixe essa grande oportunidade passar, se prepare e conquiste seu objetivo. Boa sorte.

 

Concurso AGERIO 2025 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso AGERIO 2025

A Agencia Estadual de Fomento – AGERIO, é uma instituição que tem como principal objetivo, estimular o desenvolvimento econômico dentro do estado do Rio de Janeiro, sempre tentando manter as boas práticas e a responsabilidade de governança. A AgeRio investe em projetos de todos os tamanhos, desde microempresas até grandes empresas, através de recursos próprios e também de fundos de fomento, contribuindo com a geração de empregos e renda, e aumentando a qualidade de vida dos cidadãos fluminenses. Tendo a visão de fomentar, por meio de soluções financeiras o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro, com excelência na prestação de serviços, sente tendo como valores fundamentais a integridade, a responsabilidade socioambiental, o respeito à diversidade, o foco no cliente, o aperfeiçoamento continuo e as decisões em critérios técnicos, colegiadas e com conformidade.

Concurso AGERIO 2025 Vagas

A Agencia Estadual de Fomento – AGERIO foi criada através do Decreto de nº 32.376 de 12 de dezembro de 2002, como uma sociedade de economia misca, e vinculada com a Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, a AGERIO é regida pelo presente Estatuto pela Lei Estadual nº 3.517 de 27 de dezembro de 2000, pelas Leis Federais nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976 e 13.303 de 30 de julho de 2016, com cede na Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, tendo como prazo de duração indeterminado.

A Agencia Estadual de fomento – AGERIO possui um capital social de R$468.948.629,87 (quatrocentos e sessenta e oito milhões, novecentos e quarenta e oito mil, seiscentos e vinte e nove reais e oitenta e sete centavos) sendo representado por 170.880.389 (cento e setenta milhões, oitocentos e oitenta mil, trezentos e oitenta e nove) ações ordinárias nominativas, sendo autorizada a aumentar o capital social, através de deliberação do Concelho de Administração e independentemente de reforma estatuaria, até o limite de 400.000.000(quatrocentos milhões) de ações ordinárias nominativas, sem valor nominal.

Concurso AGERIO 2025 Salários

A Agencia Estadual de Fomento – AGERIO, realiza suas contratações a partir de processos seletivos por intermédio de concurso públicos. Seus concursos são tem um histórico que coloca a Fundação Dom Cintra – FDC como a responsável por organizar, realizar todos os processos referente ao Concurso Público, sendo responsável por toda e qualquer ato referente a aplicação das provas e correção das mesmas. Em seu último concurso público realizado no ano de 2014, a AGERIO disponibilizou 15 vagas, sendo vagas para cargos de advogado, analista de desenvolvimento e engenheiro.

Concurso AGERIO 2025 Edital

No momento a Agencia Estadual de Fomento – AGERIO não possui nenhum edital de inscrição para concurso público em aberto, mas está previsto para que dentro os próximos meses, seja feito a publicação de um edital com intuito de abrir um novo concurso público, pensando nisso, resolvemos trazer para vocês concurseiros, algumas dicas e sugestões de como se preparar desde seu material de estudo, à como organizar seu ambiente para melhor se concentrar, então vamos lá.

Primeira dica que te dou é procurar sobre concursos públicos anteriores, e se possível até mesmo entrar em contato com servidores para eles diretamente lhe contar experiências de como foi para eles realizar o concurso, estudo as provas anteriores.

Apostila Concurso AGERIO 2025

Continuando com as dicas e conselhos, sua família e amigos sabem que você deseja participar do concurso público? Conte para eles, tem apoio de amigos e familiares te dará um apoio emocional e também poderão de dar apoio naquele momento em que você está cansado e está pensando em desistir, outra coisa importante é você separar um tempo todos os dias para seus estudos, algumas poucas horas por dia já é o suficiente pra você se concentrar e estudar muito, e falando em se concentrar, algo muito importante e muitos ignoram, é o local onde você irá estudar, procure um local tranquilo e calmo, onde você possa ter liberdade de realizar seus estudos sem sofrer interrupções e sem ser incomodado por qualquer outra coisa, assim você poderá manter o foco nos estudos por muito mais tempo. Crie uma rotina para você, não somente uma rotina de estudo, mas uma rotina de alimentação e de sono, você manter uma boa rotina de sono, te deixara mais disposto e animado, tendo assim mais ânimo para estudar e também realizar a prova, além de manter uma dieta bem equilibrada, na qual te proporciona um bem-estar, consequentemente, você se sentira melhor para correr atrás dos seus sonhos e realiza-los.

Concurso AGERIO 2025 Inscrições

Se você concurseiro, se interessou pelas informações contidas aqui, e gostaria de saber mais e participar o concurso público da Agencia Estadual de Fomento – AGERIO, acompanhe o site da agencia através do link eletrônico http://www.agerio.com.br através dele você poderá se manter informado e atualizado sobre todas as publicações da AGERIO, e não corre o risco de perder o prazo para a realização da inscrição do concurso público. Então concurseiro, fique esperto, não deixe essa grande oportunidade passar, acompanhe o site, faça sua inscrição, se prepare e de o seu melhor.

Concurso SBCPREV 2025 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso SBCPREV 2025

No texto de hoje nós vamos continuar a falar sobre a série de que vem passando pelos institutos de previdência de todo o país, e neste texto iremos falar um pouquinho sobre o SBCPREV. Essa sigla estranha é utilizada para se referir ao Instituto de Previdência do Município de São Bernardo do Campo, o instituto responsável por assegurar os direitos previdenciários aos servidores municipais por ela abrangidos e seus dependentes, mediante gestão participativa, com ética, profissionalismo e responsabilidade social.

Concurso SBCPREV 2025 Vagas

O Instituto de Previdência do Município de São Bernardo do Campo – SBCPREV teve sua criação por meio da Lei Municipal de Nº 6.145 de 06 de setembro de 2011, sendo ela a entidade que gerencia os benefícios previdenciários dos servidores estatuários da Prefeitura, Câmara, Faculdade de Direito e IMASF, com personalidade jurídica de direito público com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Segundo o próprio site da instituição, o Instituto de Previdência do Município de São Bernardo do Campo – SBCPREV é administrado por uma Diretoria Executiva a quem compete a gestão do Sistema de Previdência Social dos servidores municipais, promover estudos e projetos dos planos de custeio, gestão das aplicações financeiras e dos benefícios concedidos aos segurados, possuindo ainda em sua estrutura administrativa, o Conselho Administrativo e o Conselho Fiscal, órgãos colegiados que tem função deliberativa e supervisão e de fiscalização e controle, respectivamente, da gestão da autarquia.

Concurso SBCPREV 2025 Salários

Agora que já falei um pouco sobre esta importante autarquia do município de São Bernardo do Campo, vamos falar um pouco sobre os concursos públicos realizados por ela. Atualmente o Instituto de Previdência do Município de São Bernardo do Campo – SBCPREV, não possui nenhum concurso público aberto em período de inscrição, mas calma, vamos usar esse tempo para ir se preparando desde já para o grande dia. Pensando nisso, eu separei algumas informações que podem ser uteis, então se liga nisso que vou passar a seguir, e para começar, vou falar sobre o último concurso público.

Seu último concurso público foi realizado no ano de 2016, tendo por intuito o preenchimento de vagas para os cargos de Agente Previdenciário, Contador e de Advogado, sendo oferecido uma renumeração de aproximadamente R$ 3.100,00 (três mil e cem reais) para o cargo de Agente Previdenciário e para os demais cargos, a renumeração era de aproximadamente R$ 7.700,00 (sete mil e setecentos reais), sendo que para todos os cargos os servidores deveriam cumprir uma carga horaria de 40 horas semanais. Essas vagas foram destinadas para a formação de um cadastro reserva.

Concurso SBCPREV 2025 Edital

Para se inscrever o candidato deveria ler o Edital em sua íntegra, preencher as seguintes condições:

  1. a) Ter na data de convocação idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos;
  2. b) No caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar;
  3. c) Estar quite com a Justiça Eleitoral;
  4. d) Possuir no ato da contratação, a habilitação exigida para o cargo conforme o item 2 e a documentação comprobatória determinada no item “DA CONTRATAÇÃO” constante no edital de Abertura;
  5. e) Não ter respondido a processo criminal com condenação e sentença transitadas em julgado;
  6. f) Não ter sofrido sanções disciplinares nos últimos 05 (cinco) anos, mediante processo administrativo devidamente instaurado, caso o mesmo já tenha servido ao Executivo Municipal em alguma função;
  7. g) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

Entre muitos outros requisitos descritos no edital de abertura.

Apostila Concurso SBCPREV 2025

Além destas informações, vou te passar algumas dicas que podem ser muito uteis para te preparar, então vamos lá. Uma dica importante e muitas vezes é ignorada pelos concurseiros é tentar procurar uma área especifica e se possível um cargo especifico para quando for fazer o concurso, tendo isso em mente, você poderá filtrar o material de estudo seu, evitando que você perca tempo estudando algo que seria inútil para a área e cargo pretendido, procure também sobre os concursos públicos realizados anteriormente pelo Instituto de Previdência do Município de São Bernardo do Campo – SBCPREV, você tendo acesso aos editais, cadernos de prova e gabaritos, seu material de estudo ficara muito mais completo e com foto no método de aplicação do concurso na instituição que deseja prestar o concurso.

Concurso SBCPREV 2025 Inscrições

Outra dica importante, mas diferente das outras, não possui ligação direta sobre o concurso público, é contar para seus amigos e familiares sobre seu interesse em realizar o concurso, para que em momentos mais difíceis, seja durante as dificuldades do estudo, ou por causa da ansiedade nas vésperas da prova, é importante ter alguém que possa te dar um apoio e te ajudar a não desistir. Se você concurseiro tem interesse e pretende fazer parte do próximo concurso público, acesse o site do Instituto de Previdência do Município de São Bernardo do Campo – SBCPREV e fique de olhos nas publicações referente a concursos públicos, seja esperto e não deixe essa oportunidade passar. Boa sorte e até a próxima.

 

Concurso SAMAE 2025 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso SAMAE 2025

No texto de hoje, nós iremos falar um pouco sobre uma importante empresa do município de Tangara da Serra, a SAMAE. Provavelmente você já ouviu falar desta empresa, a SAMAE é a sigla que se designa ao Serviço Autônomo Municipal de Água e esgoto.

A SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e esgoto é uma empresa que respeita e se preocupa a população, um exemplo disso, é que desde 2011 a empresa possui um convênio denominado SAMAE SOLIDÁRIO, e desde então vem trabalhando como intermediador entre os cidadãos que desejam contribuir financeiramente com as Instituições beneficentes Casa Transitória da Criança e o Asilo Nosso Lar, de Tangará da Serra

Concurso SAMAE 2025 Vagas

Desde a sua criação, a SAMAE vem tentando sem medir esforços, garantir para a população de Tangara da Serra, uma qualidade de vida boa, realizando frequentemente concertos e melhorias em todos os seus serviços, onde além de focar no melhor para sua população, a empresa também se preocupa com o meio ambiente, fazendo alterações que não agride o meio ambiente. Como já disse anteriormente, a SAMAE se preocupa com toda a comunidade, prova disso, é que ela tem um compromisso de formar laços com a população, crescer como empresa e ajudar a população a se desenvolver também, uma prova deste compromisso com a sociedade, é o projeto SAMAE SOLIDARIO que já comentei a respeito anteriormente.

Concurso SAMAE 2025 Salários

Agora que falamos um pouco sobre a SAMAETGA – Serviço Autônomo Municipal de Água e esgoto de Tangara da Serra, vamos falar um pouco sobre os concursos públicos por ela realizados. Atualmente a SAMAE não possui nenhum concurso ou processo seletivo aberto em período de inscrição, mas devido ao longo tempo que se faz desde o último realizado, me atrevo a dizer que não deve demorar muito até a realização de um novo concurso público, mas enquanto isso não ocorre, vamos falar um pouco sobre como foi o anterior.

Seu último edital de contratação foi na verdade um processo seletivo unificado, onde teria um prazo de validade de 1 ano, podendo ser estendido por mais 1 ano. Esse processo seletivo teve por finalidade o preenchimento de vagas disponíveis para os seguintes cargos:

– Alfabetizado: Trabalhador Braçal; Ajudante de Serviços Gerais; Vigia;

– Nível Fundamental: Instalador de Rede; Operador de Elevações de Esgoto; Motorista; Operador de máquina;

– Nível Médio: Operador de ETA; Agente Administrativo; Técnico em Informática;

Concurso SAMAE 2025 Edital

Para se inscrever o candidato deveria ler o Edital em sua íntegra, preencher as seguintes condições:

a) Ter na data de convocação idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos;

b) No caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar;

c) Estar quite com a Justiça Eleitoral;

d) Possuir no ato da contratação, a habilitação exigida para o cargo conforme o item 2 e a documentação comprobatória determinada no item “DA CONTRATAÇÃO” constante no edital de Abertura;

e) Não ter respondido a processo criminal com condenação e sentença transitadas em julgado;

f) Não ter sofrido sanções disciplinares nos últimos 05 (cinco) anos, mediante processo administrativo devidamente instaurado, caso o mesmo já tenha servido ao Executivo Municipal em alguma função;

g) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

Apostila Concurso SAMAE 2025

Agora, além destas informações, vou te passar algumas dicas rápidas que apesar de simples podem te ajudar a se preparar para o próximo concurso público, então se liga nessas dicas. Descubra sua melhor rotina de estudos, algumas pessoas, tem maior facilidade em estudar sozinhos, em um ambiente fechado, lendo livros, já outras, tem maior facilidade em estudar em grupo, em um ambiente aberto, escutando áudios sobre o assunto, ou até mesmo debatendo sobre o assunto, então comece os testes, veja qual a melhor forma pra adquirir conhecimento, mas seja qual for o método, não se esqueça que você estará estudando, se for pra se em grupo, não ache que é apenas uma social e que estão ali para se divertir, tenha sempre em mente que o objetivo é estudar para passar no concurso público. Procure também apostilas e matérias que se adaptem a seu estilo, ou seja, se fosse não gosta muito de ficar de frente de um computador ou celular, adquira uma apostila impressa, mas se você fica bastante tempo já, e é acostumado a ler nesses aparelhos, você pode adquirir uma apostila online, facilitando seus estudos.

Concurso SAMAE 2025 Inscrições

Se você concurseiro tem interesse e pretende fazer parte do próximo concurso público, acesse o site da SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e esgoto e fique de olhos nas publicações referente a concursos públicos e processos seletivos, seja esperto e não deixe a oportunidade passar. Boa sorte e até a próxima.

 

 

Concurso PROGUARU 2025 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso PROGUARU 2025

No texto de hoje, iremos falar um pouco sobre uma importante empresa de Guarulhos, a Proguaru. A Proguaru – Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A é a empresa responsável pela varrição e limpeza de ruas e avenidas de toda a cidade de Guarulhos, além de atuar na pavimentação de ruas por meio do Plano comunitário de Melhoramentos – PCM, atuando também na manutenção e conservação destas mesmas ruas, através do seu serviço de tapa-valas.

Concurso PROGUARU 2025 Vagas

A Proguaru – Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A foi criada no dia 27 de agosto de 1979, com o intuito de executar serviços de coleta e remoção de lixo, fabricação de blocos e pré-moldados, asfalto, pavimentação, sarjetas, guias, construção de galerias e de canalização. Desde sua criação, a Proguaru vem mantendo um compromisso com o meio ambiente, sempre preocupada com os impactos ambientais, tal preocupação fez a empresa abrir uma das poucas usinas de reciclagem de resíduos da construção civil que ainda funciona no estado de São Paulo.

Mas agora que já falamos um pouquinho dessa empresa que apesar de não muito valorizada, possui uma grande responsabilidade na cidade de Guarulhos, vamos tratar sobre o tema principal de nossos textos, os concursos públicos. Recentemente a Proguaru – Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A esta com um comcurso público aberto em período de inscrições atualmente, este concurso está sendo organizado e executado pelo Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social.

Concurso PROGUARU 2025 Salários

Neste concurso a Proguaru disponibilizou inúmeras vagas, sendo que entre elas podemos destacar as vagas para ocupar os cargos de: Ajudante Geral; Analista de Suporte e Redes; Analista Econômico Financeiro; Arquiteto(a); Assistente Contábil; Assistente Social; Auxiliar de Enfermagem do Trabalho; Comprador(a); Engenheiro(a) Eletricista; Jardineiro(a); Motociclista; Pintor(a) Predial; Programador(a); Soldador(a); Técnico(a) de Informática; Técnico(a) de Pavimentação; Técnico(a) de Segurança do Trabalho. Essas vagas ofertadas são tanto para início imediato quanto para preenchimento do cadastro reserva.

Os servidores receberiam uma renumeração que varia muito conforme o cargo pretendido, sendo que poderia ser de aproximadamente R$ 1.280,00 (um mil duzentos e oitenta reais) até aproximadamente R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), tendo que cumprir uma carga horaria de 40 horas semanais, exceto o cargo de Assistente Social, que teria que cumprir uma carga horaria de 30 horas semanais.

Concurso PROGUARU 2025 Edital

As inscrições para este concurso público estão sendo realizadas no período que vai das 10h00 do dia 4 de outubro de 2025 às 17h00 do dia 8 de novembro de 2025, sendo feitas exclusivamente pelo site da instituição organizadora, e está sendo cobrado uma taxa de inscrição no valor de: R$25,00 (vinte e cinco) para cargos de ensino médio incompleto; R$ 45,00 (quarenta e cinto) para cargos de ensino médio; e R$ 60,00 (sessenta reais) para cargos de ensino superior.

Em algumas circunstâncias, é permitido a isenção desta taxa de inscrição, sendo que as normas e requisitos constam no edital de abertura deste concurso público, e no caso de se enquadrar nos requisitos, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos comprobatórios:

I – Requerimento de Isenção de pagamento de taxa de inscrição em Concurso Público conforme Anexo IV do edital;

II – Cópia do Documento de Identidade (RG);

III – Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

IV – Cópia da Carteira de Trabalho e de Previdência Social devidamente atualizada, das páginas de identificação (foto e dados pessoais), da página que conste a baixa do último emprego e da página posterior ao registro.

E muitos outros que você pode encontrar no edital.

Apostila Concurso PROGUARU 2025

Para que o candidato pudesse assumir, o cargo, foram exigidos alguns requisitos mínimos, entre eles conta os seguintes:

  1. a) possuir até a data da convocação, que antecede a admissão, os documentos comprobatórios de ESCOLARIDADE/REQUISITOS MÍNIMOS EXIGIDOS para o Emprego;
  2. b) ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou gozar das prerrogativas previstas no Art. 12 da Constituição Federal, e demais disposições de Lei Federal, ou estrangeiro com situação regularizada na forma da Lei Federal;
  3. c) ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos até a data da admissão;
  4. d) no caso do sexo masculino, estar quite com as obrigações do Serviço Militar;
  5. e) ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;
  6. f) estar no gozo dos direitos Políticos e Civis;
  7. g) estar com o CPF regularizado;
  8. h) ter aptidão física e mental adequada ao exercício das atribuições do Emprego;
  9. i) não ter sido funcionário demitido por justa causa pela PROGUARU, salvo quando invalidada a sua demissão por decisão judicial ou administrativa;
  10. j) não ter sido condenado por crime contra o Patrimônio, Administração, a Fé Pública, contra os Costumes e os previstos na Lei Federal nº 1.343, de 23/08/2006;
  11. k) não registrar antecedentes criminais;
  12. l) não ser aposentado por invalidez;
  13. m) não possuir condenação criminal, com trânsito em julgado; e

Concurso PROGUARU 2025 Inscrições

Se você concurseiro tem interesse e pretende fazer parte do próximo concurso público, acesse o site da Proguaru – Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A, procure a aba concursos e fique por dentro de todas as notifica deste concurso público, inclusive o edital em integra. Então seja espeto e não deixe esta oportunidade passar, fique de olho nos prazos e nas datas, boa sorte e até a próxima.

Concurso PREV São José 2025 – Edital, Vagas, Salário, Inscrição, Apostila

Concurso PREV São José 2025

Hoje iremos tratar de mais uma autarquia de previdência social, continuando com a série que anda percorrendo todo o país. E no texto de hoje iremos falar um pouquinho sobre a PREV São José – Autarquia de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de São José dos Pinhais-PR.

O PREV São José foi criado por meio da Lei Complementar de nº 15/2005, sendo uma entidade autárquica com personalidade jurídica de direito público interno, detentora de autonomia administrativa, gerencial, orçamentária, financeira e patrimonial.

Concurso PREV SÃO JOSÉ 2025 Vagas

A PREV São José – Autarquia de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de São José dos Pinhais-PR é vinculada com à Secretaria Municipal de Administração e sua estrutura organizacional é composta pelo Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, sendo a responsável por gerenciar o Regime Próprio de Previdência do Município de São José dos Pinhais(RPPS) promovendo a análise e concessão de benefícios previdenciários como aposentadorias aos servidores e pensões a seus dependentes. Também compete ao Prev-São José a aprovação e administração da Política de Aplicação e Investimentos dos recursos previdenciários.

Bem, agora que falamos um pouco sobre a PREV São José, vamos falar um pouco sobre os concursos públicos realizados por ela. Atualmente a autarquia não possui nenhum concurso público aberto em período de inscrição, mas calma, vamos aproveitar este tempo para estuda e se preparar da melhor forma possível, e para começar, vou falar um pouco sobre o último concurso público realizado, então se liga nisso que vou passar a seguir.

Concurso PREV SÃO JOSÉ 2025 Salários

Seu último concurso público realizado, foi organizado e executado sob a responsabilidade da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina – FAUEL, e foi organizado da seguinte forma:

  1. a) avaliação de conhecimentos por meio de prova escrita objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, sob a responsabilidade da FAUEL;
  2. b) prova discursiva de caráter eliminatório e classificatório, somente para o cargo de Advogado, sob a responsabilidade da FAUEL;
  3. c) perícias médicas e procedimentos admissionais, de caráter eliminatório e sob a responsabilidade do PREV-SÃO JOSÉ.

No total, foram ofertadas 4 vagas, essas vagas foram destinadas ao preenchimento do cargo de: Advogado; Agente Administrativo; Contador; e Técnico em Contabilidade.

Concurso PREV SÃO JOSÉ 2025 Edital

Para o cargo de Advogado foi exigido os seguintes requisitos:

– Ensino Superior completo em Direito;

– Inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Para o cargo de Agente administrativo foi exigido os seguintes requisitos:

– Ensino Médio completo

Para o cargo de Contador foi exigido os seguintes requisitos:

– Ensino Superior completo em Contabilidade;

– Registro no Conselho Regional de Contabilidade

Para o cargo de Técnico em Contabilidade foi exigido os seguintes requisitos:

– Ensino Médio Profissionalizante (Contabilidade) ou Ensino Médio completo e curso Técnico em Contabilidade;

– Registro no Conselho Regional de Contabilidade

Todos os cargos deveriam cumprir uma carga horaria de 40 horas semanais, recebendo uma renumeração que varia conforme o caro, podendo ser entre aproximadamente R$ 2.150,00 (dois mil cento e cinquenta reais) e R$ 7.000,00 (sete mil reais).

Apostila Concurso PREV SÃO JOSÉ 2025

De acordo com o edital seria eliminado e desclassificado do concurso público o candidato que, por qualquer motivo:

  1. a) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros em qualquer etapa do concurso público;
  2. b) for flagrado, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, seja oralmente, por escrito ou por gestos e sinais de qualquer natureza;
  3. c) aquele que descumprir o disposto nos subitens 9.17, 9.18 e 9.19, mediante ata a ser lavrada pelo fiscal que surpreender o candidato fazendo uso ou com o porte dos materiais citados;
  4. d) tiver atitude de desacato, desrespeito ou descortesia para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos;
  5. e) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, causando comportamento indevido;
  6. f) for surpreendido portando anotações em papéis que não os permitidos;
  7. g) não entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;
  8. h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o cartão-resposta e/ou a folha definitiva de resposta;
  9. i) afastar-se da sala, enquanto estiver realizando a prova, sem o acompanhamento de fiscal;
  10. j) descumprir as instruções contidas no caderno de questões, no cartão-resposta e folha definitiva de resposta da prova discursiva;

Entre outras circunstâncias que constam no edital de abertura do concurso público.

Concurso PREV SÃO JOSÉ 2025 Inscrições

Se você concurseiro tem interesse e pretende fazer parte do próximo concurso público, acesse o site da PREV São José – Autarquia de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de São José dos Pinhais-PR, e fique de olhos nas publicações referente a concursos públicos, seja esperto e não deixe a oportunidade passar. Boa sorte e até a próxima.